quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Percy Jackson e o Mar de Monstros

 Por Rodrigo P. P.
https://www.facebook.com/digoguigo 

Foi assim, sábado, tudo parado. Às 20:40 recebo uma notificação de um amigo me chamando para ir ao cinema, para ver "Os estagiários" às 21:40. Chegamos no cinema, não haviam mais lugares para a sessão e aquela era a ultima. Foi quando decidimos não perder a viagem e assistir Percy Jackson.

A verdade é que nunca liguei tanto para os livros e o filme, assisti o primeiro por simples deleite e ser admirador de mitologia grega, e conforme muitos  concordam comigo, a saga traz à nossa realidade o herói Perseu, homem de grandes atos no mundo antigo grego.


Bom, no filme Percy está com problemas com a auto estima, o cara começa a se perguntar se o 'pai' - Posseidon - está desprezando seus pedidos de ajuda, se sente menosprezado pela descendente de Ares, a jovem e não tão doce porém bela Clarisse, se depara com a descoberta de um irmão, filho de seu 'fanfarrão' papai com uma ninfa geando assim, para bons entendedores de genética mitológica, um ciclope e ainda para piorar um pouco mais as coisas Luke, o filhote de Hermes -o cara tem problemas com o pai e se revolta com tudo - está de volta na vida de Percy com motivos escusos. AH! dilemas poucos para lidar, o nosso heroi descobre que faz parte de uma profecia que pode colocar o Olimpo à baixo ou salvá-lo e a proteção do acampamento começa a falhar porque a árvore que emana a proteção está morrendo.... Ufa, isso é só a pontinha do iceberg, agora vamos falar do desenrolar filme.

SPOILER ALERT:

O filme começa com 4 jovens correndo pela floresta, para entrar no acampamento, no entanto, eles estão sendo perseguidos por gigantes, quem são os quatro? Luke, Grover, Annabeth e Thália. Em um ato desesperado para proteger seus amigos, visto Grover ter sido atingido e restrito de poder andar, Thália se coloca em risco distraindo os gigantes, que mais tarde você descobre que não são gigantes, um deles é um ciclope. Thália é atingida e acaba morrendo, mas por ser filha humana de Zeus, ele imortaliza ela na forma de uma árvore, garantindo a proteção dos olipianos no acampamento.

Essa proteção é quebrada quando um touro entra causando grande alvoroço e Percy o detém ( a cena é muito boa), Percy está na pior, após ter sido humilhado por Clarice, no entanto ele quem acaba salvando a todos e vendo Luke que diz a ele se unir ao grupo de filhos de deuses que se revoltaram por seguir as regras do acampamento. Então é que se descobre que a árvore foi envenenada e a unca maneira de dar a vida novamente para a árvore é por meio do velo de ouro, que se encontra no mar de monstros. Clarisse e um fauno, que são atraídos pelo velo, no entanto sempre caem na armadilha do ciclope e viram papá, foram escolhidos para a missão, só que Percy descobre estar no centro de uma profecia, por meio do Oráculo de Delphos (eita defunto seco malfeito). Annabeth, Grover, Percy e Tyson (meio irmão de Percy) saem pela floresta na missão. Bom, nessa pare veio um momento Harry Potter na mente de qualquer pessoa que estava dentro da sala: um taxi americano, sim amarelo, no meio da floresta surgindo a partir de uma fumaça. Confesso que foi a parte mais divertida do filme, com as Moiras, as tecelãs do destino que brigam por um olho.

Bom, para resumir o conto: Percy descobre que Luke quer trazer de volta à vida o seu avô, Chronos or meio do velo. Para isso eles chegam à Circelandia, onde o ciclope está confinado. Após uma cena de ação e um fauno travestido de ciclope, eles pegam o velo mas caem na armadilha de Luke, que já está com tudo pronto, incluindo os restos mortais do avô numa arca gigante e acaba matando o irmão de Percy. A cena seguinte, é a ressurreição de Chronos, gente... eu lembrei de Digimon a primeira fase que passava na globo. Devimon é a imagem de Chronos, só que ao invés de ser todo preto, ele tem brasas que queimam por todo o corpo dele. Enfim, Percy termina derrotando o vovôzão dele pela espada que seu pai usou lá no passado para destruir o comedor de filhos. Annabeth é atingida pela quimera de Luke, mas acaba voltando a vida com o velo.

Como assim?
Chegando ao acampamento, eles colocam o velo na árvore a árvore volta ao normal, só que veio o detalhe que mais me chamou a atenção no filme, a filha de Zeus fica tanto tempo embaixo do velo que ela deixa de ser árvore e se torna numa garota. O filme termina nisso. Mas vem o fator: a profecia falava de dois filhos de deuses que disputariam e um teria em mãos o poder de salvar ou derrubar o Olimpo. Fica aquela coisa, será que seria Luke e Thalia os protagonistas da profecia? Será que seria Percy e Thalia? Enfim, eu já fui atrás dos spoilers e tals. MAS não vou falar aqui.

FIM DOS SPOILERS

O filme na classificação Luciano Huck de qualidade, tá bem feitinho. Existe um lado engraçado, um lado dramático, como por exemplo, o fato de Percy estar se sentindo desprezado, ter que lidar com os traumas de Ciclopes de Annabeth e até mesmo a sensação de inutilidade, tão presentes na adolescência e ainda mais quando se tem déficit de atenção, como é o caso do personagem. Alias, Percy foi inspirado no filho do autor que tem DDA. Os efeitos são bons, lembram muitos os efeitos dos filmes do Harry Potter. É o tipo de filme que você vai assistir não pensando na lógica, mas para se distrair mesmo. Uma das minhas cenas favoritas, foi a que o Oráculo conta para Percy a historia de Chronos, toda trabalhada num efeito vitral, muito interessante. O filme pode não agradar a todos, mas para quem curte mitologias vai ser um prato cheio.
Cá entre nós: gostei dessa personagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário