quinta-feira, 11 de julho de 2013

Amberian Dawn: Re-Evolution





E aí pessoal, como vocês estão? Bom, vamos falar hoje de uma releitura de algumas músicas dessa banda muito legal! Faz um tempinho que eu conheço eles, e talvez alguns leitores do blog conheçam também. Um amigo que ouviu o álbum comigo, disse que faz a gente se sentir em duvidas sobre qual é melhor, eu jpa tive uma opinião divergente da dele, mas vamos lá!

Começamos com Valkyries, nos encontramos com todos os elementos conservadores do Amberian Dawn, os teclados tilintintates dando de cara coma voz potente e baterias que acompanham a voz de Capri. A voz da nova vocalista e muito agradável  e dá um peso que antiga vocalista não possuía, apesar de eu gostar muito da Heidi.

Incubus possui toda a atmosfera de uma fantasia, corais agradáveis surgindo das guitarras que vão ficando progressivamente rápidas  acompanhando a bateria, já na segunda musica você tem a plena certeza da revolução criada pelo álbum com a entrada da nova vocalista. Riffs e orquestrações levemente ambientadas abrem espaço para a voz de simbilar. Chega a emocionar o trabalho dessa mulher nessa musica.
Chegamos na musica que já nos foi apresentada Kokko, simplesmente todos os dias eu faço questão de ouvir essa faixa. Ela é simplesmente perfeita, cria uma energia tão gostosa e harmônica, realmente Capri consegue expressar realmente o feeling.

Lili of the moon mostra que velocidade não é o problema de Capri, ela capricha na modulação e na intensidade da musica. E é uma musica rápida que não você se sentir na abertura de um anime, e apesar de parecer que ela está berrando, para quem já ouviu outros trabalhos, sabe que ela está cantando exatamente o que ela realmente canta.

Come now follow me deixa de certa forma com uma sensação: a voz dela lembra a voz de quem nessa musica? Ela mostra um pouco da suavidade que sua voz pode alcançar, lembrando que na voz da Heidi essa musica era tentadoramente chicletenta, na voz da Capri, permanece assim.

Chegamos numa musica com tom mais sinfônico e teatral, Crimson Flower e ela não desaponta, é uma delicia ouvir os tambores ao fundo como uma tempestade e o coral surgindo. É uma delicia ouvir essa musica, a suavidade presente nela é fantástica apesar de ter os guitarras e bateria.

Eu estava ansioso com Circus Black,e realmente, a voz faz toda a diferença, uma voz potente como a nova coloca uma ‘responsa’ a mais, ainda mais no refrão, vejo muita positividade e minhas expectativas foram superadas. É surpreendente ouvir essa musica nesse tom que Capri alcança junto com o coral.
Lost Soul nos apresenta novamente Capri  teatral, nos demais versos da musica, a voz dela te prende e tem algo nela que não te solta, conversando com um amigo, ele me disse que as musicas do Amberian ficaram mais atraentes, para quem gosta de peso, é excelente.

Cold Kiss, o single que virou clipe na antiga fase da banda parece que casou-se perfeitamente com a voz de Capri, até a parte sussurrada ficou fantástica. E TREMEI CÉUS E TERRA! Eu não curto muito sustenidos com vibratos, o da Capri me agradou demais sem falar que o dueto foi perfeito. Gosto da versão antiga, mas essa aqui conquistou o seu lugar.

River Tuoni tem seu peso, gosto dos arranjos dessa musica. Gosto de musicas com bateria presente, que você consiga se adaptar a ela e que ela não se torne apenas o instrumento que faz um barulho legal, mas que conquiste seu espaço. O que me surpreendeu foi as partes digamos ‘liricas’ da musica, em que Capri simplesmente se adaptou muito bem.

Charnel’s Ball é simplesmente o brinco de princesa do álbum. A calma e clareza  da voz de Capri dá entrada a marchinha e ganha força e energia com sua potente voz, é uma musica que arrepia, pelo seu novo arranjo, pela sua sonoridade e sua execução.


Sem duvida que Re-Evolution é um marco na historia do Amberian Dawn, ficou aquele gosto de quero mais. Vamos esperar pelo próximo trabalho dessa galera que não dorme. Recomendo que se você tiver a oportunidade de ouvir os trabalhos anteriores, que o faça, visto que te dá um norte melhor de como que a banda evoluiu e tem muito a ganhar com a presença da nova vocalista e entenderá melhor a que me refiro com a musica ‘ganhar peso’. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário