quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Inferno - Dan Brown


O cara criou polêmicas com a comunidade católica após falar da Opus Dei... Por meio dos livros vem mostrado que a ciência e a religião devem ter um meio termo e que ambas se complementam e devem andar de mãos dadas. Estamos falando de Dan Brown, autor de best sellers como Anjos e Demônios, Código DaVinci, Fortaleza Digital entre outros.



Cerca de 2 meses atrás houve o lançamento de Inferno, seu antecessor, O Símbolo Perdido, foi um livro regular, não agradou muito os leitores, visto ser muito óbvio, apesar de o assunto polêmico do livro, na época ser a física quântica, os elementos que contextualizavam não foi muito atraente. Então, Dan Brown atacou no fator surpresa.

Inferno se baseia no poema de Dante Alighieri, A Divina Comédia, dividida em 3 fases: Inferno, Purgatório e Paraíso. Dante viveu parte de sua vida em Florença e faleceu exilado em Ravena, e nesse contexto ele escreveu a divina comédia, na parte do inferno, um amor não vivido o guia pelos 9 circulos, uma jovem chamada Beatriz. Há boatos de que Dante a tenha visto apenas uma vez quando tinha 8 anos de idade. Beatriz cresceu, se casou e morreu de maneira precoce. Bom, vamos ao livro:

O professor Robert Langdon acorda após uma visão, a de uma mulher de cabelos de prata pedindo sua ajuda e o cenário a sua volta é tétrico: pessoas enterradas de ponta cabeça apenas com as pernas expostas por cima da terra e um rio de sangue. Langdon sofreu um atentado, e descobre estar em Florença, mas não sabe como chegou ali nem as razões. Logo se depara com uma matadora de aluguel em seu encalço e o seu governo também o quer morto. o que ele fez? Até certa parte do livro, você fica confuso, pois o fator suspense e sua dedução não vão se calar. Sienna Brooks é a mocinha vez, uma garota com QI super elevado e carrega vários mistérios.


Máscara mortuária de Dante

Langdon foge noite à fora com Sienna para procurar por respostas, com a policia italiana, o governo americano e a eliminatrix atrás dele. Após muitos contra tempos, acabam descobrindo que a mascara de Dante fora roubada, pelo próprio Langdon, porém por não se lembrar de nada, ele acaba sem entender o que realmente está acontecendo. Existe a presença de uma organização secreta, citada no livro como 'O Consórcio', que presta serviços para magnatas e pessoas influentes, custe o que custar. A mulher dos cabelos prateados é Elizabeth, uma poderosa representante da OMS que pede a ajuda de Langdon para identificar a pintura do Inferno que sofreu grandes alterações por Bertrand Zobrist, um homem rico que tem como plano reduzir a população mundial devido à escassez de recursos do planeta.

Uma das inúmeras obras de reprodução do Inferno segundo Dante

SPOILER ALERT, CASO QUEIRA SABER, PASSE O CURSOR POR CIMA DA PARTE À SEGUIR PARA CONSEGUIR ENXERGAR:

Elizabeth pede ajuda para Langdon com o propósito de encontrar respostas nas alterações feitas por Bertrand para entender qual seria a arma que ele usaria para destruir parte da humanidade, Bertrand é assistido pelo Consórcio que isolou-o do resto do mundo  para se aprofundar nos estudos, quando ele retorna, volta totalemnte louco e pede que alguns dias após sua morte um video seja exibido alertando o mundo do que pode estar ocorrendo. O professor vai até a Itália para investigar o que ocorre, e epde a ajuda do diretor do museu para que o ajudasse a desvendar o misterio de Dante presente na obra do milionário, no entanto, quando a mascara é retirada, o diretor falece, mas ainda em tempo de esconder a máscara. Sienna tem um caso com Bertrand, e apesar de ser simpatizante das teorias de Zobrist, ela quer dar uma solução ou um meio de evitar o mal, mas isso só fica claro depois de muitas reviravoltas. O Consórcio, tinha como objetivo recuperar o objeto que está no paletó do professor, que fora entregue para Elizabeth. O objetivo de Bertrand é esterilizar algumas massas da sociedade, fazer com que não possam ter mais filhos. Logo nas ultimas páginas você descobre que o hospital e tudo mais é uma fachada para tirar informações de Langdon... Elizabeth e Sienna se unem para tentar encontrar soluções para a esterilização que entra em ação e Langdon devolve a máscara para o seu local.

FIM DOS SPOILERS.

Bom, o livro é cheio de reviravoltas e várias pistas nas entrelinhas, existe um capítulo em especial, o capítulo 66 em que você é conduzido a pensar que ele se refere às memórias de um personagem e a questionar a sexualidade do outro, mas no capitulo 79 uma grande reviravolta até mesmo na história... Enfim, vale muito a pena ler o livro, as reviravoltas, os locais que servem de cenário para o desenrolar dos fatos, é um livro muito interessante e a narrativa dele é muito gostosa. É interessante passar pelos dramas de Sienna que de uma hora para a outra se vê lutando por todo o mundo e menos por ela, a estratégia de Bertrand e alguns fatos sobre a sociedade moderna.
O destaque na imagem fica para atiçar a sua curiosidade: o que poderia Cerca trova dizer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário